Meu quintal
terça-feira, 17 de junho de 2008
Tataki de Atum
Pegue um filé de atum, espete em dois garfos e ponha diretamnte na chama do foto. Toste-o, com o cuidado de que só asse por fora. Depois, corte em fatias e cubra com gengibre ralado e cebolinha. Na hora de comer, molhe-o no molho sakura. Observe que o atum fica cozido por fora e cru por dentro e essa consistência distinta dá um sabor bem especial.
Mais do que uma aula, um grande programa!

Esse espaço é o Atelier Gourmand, escola de gastronomia de São Paulo. A gente aprende com grandes chefs, num lugar charmoso e cheio de gente legal.
O bom das aulas é que todo aluno pratica, se diverte, aprende e leva sua produção para casa ( no meu caso, para o hotel). Quando vou a São Paulo, é impossível não fazer uma ou duas aulas no Atelier e é sempre um grande programa, melhor do que teatro, musicais ou qualquer sessão de psicoterapia. kkk (ah, ia esquecendo: não estou ganhando nenhuma comisão pela propaganda, não)
Salmão de ervas com arroz crocante

Agora, o arroz: faça o arroz como de costume. Depois de cozido, coloque parte dele numa travessa e cubra com amêndoas laminadas, gergelim preto e castanhas de caju trituradas. Por cima coloque o restante do arroz e por cima dessa camada, cubra com mais amêndoas, mais gergelim e mais castanhas de caju. Se desejar mais um acompanhamento, faça um purê de batata ou macacheira que cai muito bem.
O tempo não pára...

Vamos lá: Ponha três ossobucos numa panela de pressão com um fio de óleo. Por cima coloque alho, pimenta preta, uma cebola picada, salsa, sálvia, um potinho de molho de tomate ( esse mesmo...industrializado) e cinco tomates sem sementes, sal. Agora é só fechar a panela e cozinhar por 45 minutos. Abriu, tá pronto! Atente para o fato de não colocar água, ele cozinha no líquido que sai do tomate e demais ingredientes, daí o sabor. Agora, vamos ao risoto, quase tão fácil quanto o ossobuco. Para duas pessoas, uma xícara de arroz arbóreo bem cheias. Refogue em óleo e alho. Acrescente uma xícara de vinho branco. Quando evaporar, vá acrescentando, aos poucos, caldo de carne ( se vc tiver feito em casa, ótimo. Caso contrário, não vamos perder a pose, usemos os cubinhos mesmo que ao final dá tudo certo). O risoto fica no fogo em torno de 18 a 20 minutos e sempre mexendo.Quando estiver quase pronto, coloque uma colherinha de açafrão. Desligue, ponha um pouco de queijo parmesão ralado, um pouco de creme de leite e uma colher de manteiga. Sirva logo em seguida.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Refletindo...
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.
Carlos Drummond de Andrade
domingo, 13 de abril de 2008
Batata Rosti com molho de queijo
Numa assadeira anti-aderente, coloque 2 colheres de manteiga e um pouco de óleo. Quando estiver quentes, coloque as batatas raladas e salpique sal. Comece virando, depois deixe fazer uma crosta. Quando vc perceber que estão macias e tenras e ligeiramente tostadas, está pronta. Vire num prato raso. À parte faça o molho de queijo. Siga as instruções de uma base de molho branco, acrescente cream chesse, queijo parmesão ou outro de sua preferência. Misture com um fouex pra ficar bem misturadinho. Sirva o molho de queijo bem quente sobre o rosti. Humm... Bom Apetite!
Pão doce
Pizza de rúcula com tomate seco
Noite de sábado. Música italiana, aconchego de casa, presença dos que amamos. E...pizza! A massa é muito fácil e os molhos a gente inventa,segue os mais tradicionais, usa o que tem e vai por aí...
Numa bacia coloca 1 1/2 copo de água morna, 2 colheres de sopa de fermento para pão (seco), 1 colher se sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de óleo. Mistura tudo muito bem e vai acrescentando, aos poucos, farinha de trigo. Use quase um quilo, mas deixe um pouco para trabalhar a massa.Sove a massa até ficar uma bola que solta das mãos. Ponha para descansar por 1 hora. Depois, terá dobrado de volume. Corte em 6 pedaços iguais. Cada pedaço dá uma pizza que vc vai abrir com um rolo, fazer discos e colocar em formas adequadas e enfarinhadas. Leve ao forno por 3 ou 4 minutos. Retire, coloque molho de tomate, queijo muzzarela triturado e volta ao forno para deixar a massa crocante.Mais 4 minutos são suficientes pq o forno deve ser pré-aquecido em temperatura alta. Retire, cubra com rúcula, tomate seco e azeite. É só! As demais pizzas? Vá inventando...coloque frango com catupiry, peito de peru, atum... tudo que vc gostar!
sábado, 12 de abril de 2008
Paella
A Paella tem alguns truques mas é super fácil de fazer. Vamos lá? Prepare um quilo de camarão usando pouco tempero para não roubar seu sabor. Deixe-o com um pouco de caldo. Separe-o. Noutra panela faça pedaços de filé de peixe seguindo o mesmo princípio. Corte pedaços de frango, refogue-os e deixe também formar um caldo. Faça o mesmo com as lagostas , os mexilhôes e as lulas. Essa parte vc pode fazer de véspera, aí no dia fica moleza. Numa panela própria para paella frite 1 cebola grande picada com um pouco de óleo. Qdo a cebola estiver transparente, acrescente 3 dentes de alho amassados e deixe fritar um pouquinho. Vá acrescentando os molhos com os frutos do mar e o frango. Tudo misturado, coloque o açafrão e aí...cuidado! Não vale o açafrão da terra que é o mesmo que cúrcuma. Tem que ser aquele importado. Isso mesmo, esse mais caro! Quando tudo estiver fervendo bem coloque o arroz parboilizado em formato de cruz para que ele fique todo espalhado. Coloque também ervilhas frescas ou, se preferir, vagem. Deixe ir cozinhando em fogo baixo e vá acrescentando água quente à medida que for secando. Dentro de 40 minutos fica pronto. desligue e deixe abafado por 10 minutos. Decore com pimentões, mexilhões e camarão. E... bom apetite!
quinta-feira, 27 de março de 2008
Pasta de ovos

Após esse saboroso café, tenhamos um lindo dia!!!
sábado, 22 de março de 2008
Almoço vegetariano
O petisco de tomate cereja também ficou legal: tomates partidos ao meio. Em cima uma pasta feita de cream chesse e creme de leite, e por cima uma folha de hortelâ. Um suco de abacaxi acompanhou bem esses petiscos. De entrada uma salada feita com um mix de folhas de alface:crespa, roxa e americana. O molho foi simples e gostoso: um pouco de vinagre de maçã, mel, shoyo. Devereia ter finalizado com gergelim, mas esqueci. Fica a sugestão. O prato principal foi um risoto de rúcula e damasco , cuja receita está aqui em postagens mais antigas. A única dferença é que na anterior coloquei queijo brie. Isso fica opcional. De qualquer jeito é um saboroso risoto. Quase tão saboroso quanto cozinhar para aqueles que queremos bem!
Molhos para fondue
1 Molho: Mistura creme de leite e mostarda antiga;
2 Molho: creme de leite, balsâmico, shoyo.
3- Molho: maionese, um pouco de creme de leite,
catch up e mostarda de dijon;
4- Molho: Requeijão, creme de leite e queijo parmesão.
Todas essas misturas devem ser feitas com um fouet, é ele quem dá a consistência de uma emulsão. Os molhos foram bastante cremosos pq a turma de casa só gosta assim, mas acho que ficaria bom tb usar azeite, balsâmico, shoyo e mel... E criar outros e colocar a imaginação pra voar...
domingo, 16 de março de 2008
Semeando Palavras
sexta-feira, 14 de março de 2008
Mestre Resêndio

Chefs homenageam mestres
O Projeto Chefs homenageam Mestres
, desenvolvido pelo Museu Théo Brandão em 2007 me proporcionou momentos de intensa alegria...como este aí em que estou ao lado do mestre Venâncio do Guerreiro Pe. Cícero. Este ano, mestre Venâncio saiu deste plano e agora dança e brinca, lá em cima, com Joana Gajuru.

domingo, 2 de março de 2008
Os méritos para quem merece
Esse blog tá ficando lindo assim por causa da Clarinha... ela é minha design. Pois é... esse blog tá poderoso...tem até design. E das boas, heim? kkk
Saudade
E enquanto você viaja eu finjo que sou feliz e faço bolos e faço doce e faço comidinhas de chef... e todas as receitas desandam no gosto amargo da minha boca ...
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Ampliando a cultura gastronômica...
Canapés apimentados à moda Lily Braun
Filé ao molho de Tahine e couscous marroquino
Tempere os filés com sal e pimenta. Frite-os num fio de óleo bem quente. O molho tahine se faz misturando no fogo umas duas colheres de tahine e um pouco de água até obter uma consistência parecida com a da foto. Adicione a esse molho o sumo de um limão e salsa picada.
Vamos ao couscous? É super fácil. Coloque caldo de vegetais e quando ferver ponha o couscous. Deixe por 3 minutos. Se absorver toda a água, não tem problema, mas se ficar pode escorrer. À parte refogue vegetais cortados em cubinhos pequenos. (abobrinha, cenoura). Coloque sal e pimenta e misture com o couscous. Agora é só montar o prato. Acho que essa receita tem um sabor um tanto incomum, talvez interesse a paladares mais sofisticados, por conta de um certo amargo no molho tahine. Mas que é bom é!
Sushi infantil
Filé ao molho de echalote
Ah, sem esquecer de refogar as echallotes( são essas cebolas pequeninihas) e se quiser, pode também caramelá-las. Coloque as echallotes em cima do filé. Tenha um bom apetite e um lindo dia!!!
sábado, 23 de fevereiro de 2008
Salada de papaia verde
Chega de comida calórica... vamos dar uma trégua? Essa receita é facil e saborosa, acho que é de origem tailandesa, mas eu dei meu toque particular, como sempre. Vamos lá: rale um mamão papaia verde ( bem verde). A parte faça um molho com 3 colheres de caldo de peixe, 2 limões, 1 pimenta dedo de moça machucado, 2 dentes e alho tb machucado ( machuque-os juntos). Adicione a isso 1 colher de açúcar mascavo. O molho está pronto. Vamos a outra etapa: frite alguns camarões ( vc define a quantidade). Arrume o prato da seguinte maneira: faça uma cama de alface, coloque em cima a papaia ralada e os camarões. Regue com o molho e finalize com 1 ou 2 colheres de amendoim torrado. por cima de tudo. É só isso. O resultado? Um sabor picante com a crocância do amendoim e a papaia a gente não consegue identificar o que é... esse elemento surpresa é bem legal!!!
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
Risoto à Pasárgada
domingo, 17 de fevereiro de 2008
Suco de sorvete com laranja
Hj acordei querendo tomar algo diferente dos sucos habituais. Então, coloquei 5 bolas ( eu queria fazer dois copos) de sorvete de creme no liquidificardor e o sumo de 2 laranjas. Depois de batido fica numa consistência de suco, geladinho e ma-ra-vi-lho-so.
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Reiventando a vida...
Disse a Cecília Meireles que a vida só é possível reiventada. Deve ser por isso que em meio a tantos afazeres, a correria do dia-a dia ainda arranjo tempo para cultivar prazeres como o da culinária, da fotografia, da arte. E, como se não bastasse, mais essa: um blogger para escrever coisas que me interessam e que talvez possa interessar a pessoas que, assim como eu, buscam reiventar a vida cozinhando para os que amam, ou fotografando pessoas,coisas e lugares ou apenas se surpreendendo com a beleza da arte.
E por falar em arte... que delicadeza é a culinária japonesa. Ontem fiz sushi e sashimi. Foi assim: dia desses contratei um sushiman de um restaurante legal daqui da minha cidade para me dar aulas aqui em casa. Ele topou e foi super legal. Deu pra aprender o suficiente pra receber amigos e se divertir, que é o que me interessava. Deixo essa dica: se quer aprender um pouco dessa cozinha, basta contratar um sushiman, comprar os ingredientes e prestar atenção. O resultado é prazeroso e surpreendente.
E por falar em arte... que delicadeza é a culinária japonesa. Ontem fiz sushi e sashimi. Foi assim: dia desses contratei um sushiman de um restaurante legal daqui da minha cidade para me dar aulas aqui em casa. Ele topou e foi super legal. Deu pra aprender o suficiente pra receber amigos e se divertir, que é o que me interessava. Deixo essa dica: se quer aprender um pouco dessa cozinha, basta contratar um sushiman, comprar os ingredientes e prestar atenção. O resultado é prazeroso e surpreendente.
Assinar:
Postagens (Atom)