Meu quintal

Meu quintal

terça-feira, 17 de junho de 2008

O tempo não pára...

O tempo não pára e a gente ainda passa correndo. Essa é a sensação que tenho ao me dar conta dos tantos dias que se passaram sem me dar trégua para postar nesse meu blog esquecido. Ainda bem que tem alguns leitores ( poucos, mas bons) que passaram a me cobrar atualizações. Devo, portanto, a essas pessoas, estar parando agora e colocando aqui algumas das receitas ou dos bons momentos vividos na cozinha, nesse tempo de sumiço. E recomeço com esse prato de origem italiana, fácil de preparar e muito saboroso: Ossobuco com risoto de Açafrão.
Vamos lá: Ponha três ossobucos numa panela de pressão com um fio de óleo. Por cima coloque alho, pimenta preta, uma cebola picada, salsa, sálvia, um potinho de molho de tomate ( esse mesmo...industrializado) e cinco tomates sem sementes, sal. Agora é só fechar a panela e cozinhar por 45 minutos. Abriu, tá pronto! Atente para o fato de não colocar água, ele cozinha no líquido que sai do tomate e demais ingredientes, daí o sabor. Agora, vamos ao risoto, quase tão fácil quanto o ossobuco. Para duas pessoas, uma xícara de arroz arbóreo bem cheias. Refogue em óleo e alho. Acrescente uma xícara de vinho branco. Quando evaporar, vá acrescentando, aos poucos, caldo de carne ( se vc tiver feito em casa, ótimo. Caso contrário, não vamos perder a pose, usemos os cubinhos mesmo que ao final dá tudo certo). O risoto fica no fogo em torno de 18 a 20 minutos e sempre mexendo.Quando estiver quase pronto, coloque uma colherinha de açafrão. Desligue, ponha um pouco de queijo parmesão ralado, um pouco de creme de leite e uma colher de manteiga. Sirva logo em seguida.

Nenhum comentário: