Meu quintal

Meu quintal

sábado, 12 de abril de 2008

Paella

Um sábado do jeito que gosto. Com tempo para descansar, tomar bons mergulhos e cozinhar. Comecei pela Paella, prato de origem espanhola que tem para mim um sabor especial porque é o preferido do meu filho. Sempre o faço no dia do seu aniversário. Hoje não havia nenhuma razão especial, não seja o desejo de ter toda a família perto de mim. ( tem coisa mais especial? kkk).
A Paella tem alguns truques mas é super fácil de fazer. Vamos lá? Prepare um quilo de camarão usando pouco tempero para não roubar seu sabor. Deixe-o com um pouco de caldo. Separe-o. Noutra panela faça pedaços de filé de peixe seguindo o mesmo princípio. Corte pedaços de frango, refogue-os e deixe também formar um caldo. Faça o mesmo com as lagostas , os mexilhôes e as lulas. Essa parte vc pode fazer de véspera, aí no dia fica moleza. Numa panela própria para paella frite 1 cebola grande picada com um pouco de óleo. Qdo a cebola estiver transparente, acrescente 3 dentes de alho amassados e deixe fritar um pouquinho. Vá acrescentando os molhos com os frutos do mar e o frango. Tudo misturado, coloque o açafrão e aí...cuidado! Não vale o açafrão da terra que é o mesmo que cúrcuma. Tem que ser aquele importado. Isso mesmo, esse mais caro! Quando tudo estiver fervendo bem coloque o arroz parboilizado em formato de cruz para que ele fique todo espalhado. Coloque também ervilhas frescas ou, se preferir, vagem. Deixe ir cozinhando em fogo baixo e vá acrescentando água quente à medida que for secando. Dentro de 40 minutos fica pronto. desligue e deixe abafado por 10 minutos. Decore com pimentões, mexilhões e camarão. E... bom apetite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Muitooo trabalhosa, essa eu nao me arrisco kakakakaka. Mas é tentadora.