Meu quintal

Meu quintal

quinta-feira, 27 de março de 2008

Pasta de ovos

Tem coisa melhor na culinária quando descobrimos um prato saboroso e fácil ao mesmo tempo? É o caso dessa pasta de ovos que pode ser servida no café da manhã. Fiz assim: cozinhei dois ovos po 15 minutos ( eu os queria bem firmes). Tirei a casca e machuquei com um grafo e fui acrescentando um pouco de salsinha picada, um pouco de cebola e de tomate tb picados. Coloquei uma colher média de maionese ( bem pouca só pra dar o ponto de pasta e não ficar esfarelado), e um fio de azeite. Finalizei com sal e pimenta moída na hora. Fácil, né? Acompanha toradas ou fatias de pão da sua preferência.
Após esse saboroso café, tenhamos um lindo dia!!!


sábado, 22 de março de 2008

Almoço vegetariano

Recebemos Lúcia e Ana Mendonça para um almoço vegetariano. O desafio era criar um cardápio sem olhar nenhuma receita. Comecei pelos petiscos. Fiz de rodelas de pepino a base do canapé e coloquei por cima um creme que foi feito assim: derreti uma colher de manteiga, refoguei cebola cortada em pedacinhos e pimentão vermelho. Depois acrescentei kani picadinho, cream chesse e creme de leite.
O petisco de tomate cereja também ficou legal: tomates partidos ao meio. Em cima uma pasta feita de cream chesse e creme de leite, e por cima uma folha de hortelâ. Um suco de abacaxi acompanhou bem esses petiscos. De entrada uma salada feita com um mix de folhas de alface:crespa, roxa e americana. O molho foi simples e gostoso: um pouco de vinagre de maçã, mel, shoyo. Devereia ter finalizado com gergelim, mas esqueci. Fica a sugestão. O prato principal foi um risoto de rúcula e damasco , cuja receita está aqui em postagens mais antigas. A única dferença é que na anterior coloquei queijo brie. Isso fica opcional. De qualquer jeito é um saboroso risoto. Quase tão saboroso quanto cozinhar para aqueles que queremos bem!

Molhos para fondue

As chuvas de março já chegaram fechando o verão. E junto vem um frio que pede comidinhas quentes. Quinta-feira fiz um fondue de carne com molhos inventados...foi gostoso demas inventar... tanta mistura que lembrava uma aula de química. Vou tentar relembrar e deixar aqui as invenções que ficaram deliciosas. E muito fácil tb. Coretei filé em cubinhos, peito de franco tb em cubinos e cozinhei, em água e sal, algumas batatas bem pequenas. os molhos eu fui fazendo. os que me lembro estou postando aqui:
1 Molho: Mistura creme de leite e mostarda antiga;
2 Molho: creme de leite, balsâmico, shoyo.
3- Molho: maionese, um pouco de creme de leite,
catch up e mostarda de dijon;
4- Molho: Requeijão, creme de leite e queijo parmesão.
Todas essas misturas devem ser feitas com um fouet, é ele quem dá a consistência de uma emulsão. Os molhos foram bastante cremosos pq a turma de casa só gosta assim, mas acho que ficaria bom tb usar azeite, balsâmico, shoyo e mel... E criar outros e colocar a imaginação pra voar...

domingo, 16 de março de 2008

Semeando Palavras

Essa escultura em papel é uma obra da talentosa artista alagoana Adriana Jardim. O trabalho de Adriana é de uma criatividade e de uma delicadeza exuberantes.
Orgulha-me muito que essa peça tenha sido inspirada em mim. À parte isso, todo trabalho dessa artista é merecedor de um olhar atento.

sexta-feira, 14 de março de 2008

" Comer com os outros é uma obrigação do corpo. Com você, uma liturgia." ( Eduardo Galeano)

Mestre Resêndio

Esse é o mestre Resêndio de Porto Real de Colégio. Suas esculturas em madeira policromada são expressivas e alegres, traduzem bem sua alma feita de simplicidade e doçura. Mestre Resêncio já recebeu o título de artesão do ano em 2005 concedido pelo Museu Théo Brandão e suas peças fazem sucesso no Brasil e no exterior e... também na minha casa kkk

Chefs homenageam mestres

O Projeto Chefs homenageam Mestres, desenvolvido pelo Museu Théo Brandão em 2007 me proporcionou momentos de intensa alegria...como este aí em que estou ao lado do mestre Venâncio do Guerreiro Pe. Cícero. Este ano, mestre Venâncio saiu deste plano e agora dança e brinca, lá em cima, com Joana Gajuru.

Projeto Museu Vai à Rua







domingo, 2 de março de 2008

Os méritos para quem merece

Esse blog tá ficando lindo assim por causa da Clarinha... ela é minha design. Pois é... esse blog tá poderoso...tem até design. E das boas, heim? kkk

Saudade

E enquanto você viaja eu finjo que sou feliz e faço bolos e faço doce e faço comidinhas de chef... e todas as receitas desandam no gosto amargo da minha boca ...