Meu quintal

Meu quintal

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Refletindo...

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.
Carlos Drummond de Andrade

domingo, 13 de abril de 2008

Batata Rosti com molho de queijo

Esse prato eu fiz hj, domingo. Além de prático é muito saboroso. Pegue 6 ou 7 batatas inglesas, descasque, rale em ralo grosso e esprema. Enxugue.
Numa assadeira anti-aderente, coloque 2 colheres de manteiga e um pouco de óleo. Quando estiver quentes, coloque as batatas raladas e salpique sal. Comece virando, depois deixe fazer uma crosta. Quando vc perceber que estão macias e tenras e ligeiramente tostadas, está pronta. Vire num prato raso. À parte faça o molho de queijo. Siga as instruções de uma base de molho branco, acrescente cream chesse, queijo parmesão ou outro de sua preferência. Misture com um fouex pra ficar bem misturadinho. Sirva o molho de queijo bem quente sobre o rosti. Humm... Bom Apetite!

Pão doce

Esse pãozinho é fácil demais. Com as sobras da massa da pizza.Lembra? pois é... com um rolo, dei uma estirada na massa e coloquei queijo muzzarela e geléia de goiaba. Enrolei como rocambole e coloquei no forno. Quando o queijo derreteu ficou um verdadeiro Romeu e Julieta.

Pizza de rúcula com tomate seco


Noite de sábado. Música italiana, aconchego de casa, presença dos que amamos. E...pizza! A massa é muito fácil e os molhos a gente inventa,segue os mais tradicionais, usa o que tem e vai por aí...
Numa bacia coloca 1 1/2 copo de água morna, 2 colheres de sopa de fermento para pão (seco), 1 colher se sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 xícara de óleo. Mistura tudo muito bem e vai acrescentando, aos poucos, farinha de trigo. Use quase um quilo, mas deixe um pouco para trabalhar a massa.Sove a massa até ficar uma bola que solta das mãos. Ponha para descansar por 1 hora. Depois, terá dobrado de volume. Corte em 6 pedaços iguais. Cada pedaço dá uma pizza que vc vai abrir com um rolo, fazer discos e colocar em formas adequadas e enfarinhadas. Leve ao forno por 3 ou 4 minutos. Retire, coloque molho de tomate, queijo muzzarela triturado e volta ao forno para deixar a massa crocante.Mais 4 minutos são suficientes pq o forno deve ser pré-aquecido em temperatura alta. Retire, cubra com rúcula, tomate seco e azeite. É só! As demais pizzas? Vá inventando...coloque frango com catupiry, peito de peru, atum... tudo que vc gostar!

sábado, 12 de abril de 2008

Paella

Um sábado do jeito que gosto. Com tempo para descansar, tomar bons mergulhos e cozinhar. Comecei pela Paella, prato de origem espanhola que tem para mim um sabor especial porque é o preferido do meu filho. Sempre o faço no dia do seu aniversário. Hoje não havia nenhuma razão especial, não seja o desejo de ter toda a família perto de mim. ( tem coisa mais especial? kkk).
A Paella tem alguns truques mas é super fácil de fazer. Vamos lá? Prepare um quilo de camarão usando pouco tempero para não roubar seu sabor. Deixe-o com um pouco de caldo. Separe-o. Noutra panela faça pedaços de filé de peixe seguindo o mesmo princípio. Corte pedaços de frango, refogue-os e deixe também formar um caldo. Faça o mesmo com as lagostas , os mexilhôes e as lulas. Essa parte vc pode fazer de véspera, aí no dia fica moleza. Numa panela própria para paella frite 1 cebola grande picada com um pouco de óleo. Qdo a cebola estiver transparente, acrescente 3 dentes de alho amassados e deixe fritar um pouquinho. Vá acrescentando os molhos com os frutos do mar e o frango. Tudo misturado, coloque o açafrão e aí...cuidado! Não vale o açafrão da terra que é o mesmo que cúrcuma. Tem que ser aquele importado. Isso mesmo, esse mais caro! Quando tudo estiver fervendo bem coloque o arroz parboilizado em formato de cruz para que ele fique todo espalhado. Coloque também ervilhas frescas ou, se preferir, vagem. Deixe ir cozinhando em fogo baixo e vá acrescentando água quente à medida que for secando. Dentro de 40 minutos fica pronto. desligue e deixe abafado por 10 minutos. Decore com pimentões, mexilhões e camarão. E... bom apetite!